Partindo do princípio de que o fechamento de ciclos deve ser comemorado e rememorado com passagens significantes, demos início à elaboração deste livro de memórias, por ocasião dos 60 anos do Instituto de Química no também sexagésimo aniversário da Universidade de Brasília. Portanto, este material é sobre imagens, lembranças e sentimentos partilhados para festejar este significativo tempo.

Afinal, o IQ/UnB é fruto de um conjunto de experiências, vividas em suas dependências ou mesmo fora delas, por seus docentes, discentes, servidores e colaboradores. Recordar, mesmo que parte dessas histórias, por meio de excertos de textos, fotos, áudios e imagens, deixa para o futuro uma amostra significante do material existencial que alicerça nosso Instituto de Química.

Um conjunto de muitas memórias cruzadas se passou para alcançarmos esse momento. No entanto, conseguimos resgatar somente algumas delas. Isso não desmerece cada fragmento de história vivida no IQ/UnB, que, somados, permitiram ao Instituto de Química alcançar a maturidade e a relevância no cenário brasiliense e igualmente no (inter)nacional.

A organização dessas lembranças começou com um convite da Prof.a Elaine Rose Maia, coordenadora de Extensão do IQ/UnB, que assumiu em 2021 a elaboração e coordenação geral do Projeto intitulado “Tributo ao passado e olhos que miram o futuro: uma história para recordar, do IQ, para os 60 anos da UnB”, apoiada pela Direção do Instituto de Química e, igualmente, por nossa comunidade. Conversamos com professores(as), funcionários(as) e estudantes para escrever os registros comemorativos dos 60 anos do IQ/UnB.

Nesse sentido, os fatos textualizados, as imagens e os áudios expostos neste livro originaram-se de fontes diversas,entre as quais, os livros “A universidade interrompida: Brasília de 1964 – 1965” do Prof. Roberto Salmeron (1999) e “Carta: falas, reflexões, memórias” do Senador Darcy Ribeiro (1991); o “Relatório da Gestão do IQ período 2006-2010” da Prof.a Maria Lucília dos Santos; informações constantes da página do próprio Instituto de Química (http://www.iq.unb.br/); imagens do Acervo Digital da Universidade de Brasília (AtoM); os arquivos de fotos gentilmente cedidos por docentes e servidores; todas as edições do Anuário Estatístico da UnB de 1998 a 2021; consultas à Assessoria da Secretaria de Administração Acadêmica; e entrevistas, gentilmente concedidas por discentes, servidores e docentes do IQ/UnB.

Tornar este material uma realidade não seria possível sem a disponibilidade de compartilhar memórias de pessoas que dedicaram ou dedicam parte de sua vida para a construção do nosso Instituto de Química. Descobri, junto com os estudantes do IQ/UnB, Carla Beatriz Simões Ribeiro dos Santos (QuímicaTecnológica), Pedro Costa Barros (Bacharelado em Química) e Samuel Nunes Limberger (Licenciatura em Química), muitas histórias e fatos pitorescos durante a realização das entrevistas. Vivemos momentos agradáveis e emocionantes, perpassados por sorrisos e lágrimas singelas.

Ressalto, que alguns colegas contribuíram gentilmente com textos escritos de próprio punho, estando seus nomes destacados ao final do excerto. Os demais textos emergiram da parceria entre mim e os estudantes Carla, Pedro e Samuel, com quem tive a honra de compartilhar esse trabalho. Além deles, recebemos a colaboração inestimável dos(as) estudantes do Grupo PET/Química.

Finalizamos felizes e agradecidos aos que, de alguma maneira, colaboraram para darmos forma a sentimentos sinceros e ao orgulho de fazer parte da história dos 60 anos do Instituto de Química da Universidade de Brasília.

Prof.a Patrícia Fernandes Lootens Machado

UnB, agosto de 2022